RELAÇÃO DO TRIPÉ MACROECONÔMICO E A NOVA MATRIZ SOBRE A FORMAÇÃO BRUTA DE CAPITAL FIXA NO PERÍODO DE 1999 A 2014

Autores

  • Luis Miguel dos Santos Cerukovic Bacharel em Ciências Econômicas - Centro Universitário Moura Lacerda(CUML) –Ribeirão Preto – São Paulo – Brasil
  • Cláudio Pereira Bidurin, Professor Me. Centro Universitário Moura Lacerda(CUML) – Ribeirão Preto – São Paulo – Brasil

DOI:

https://doi.org/10.33635/sitefa.v1i1.8

Palavras-chave:

Economia Brasileira, Tripé Macroeconômico, Nova Matriz Econômica, Investimento Econômico

Resumo

O investimento tem função primordial no crescimento econômico sustentável de uma nação, de modo a incentivá-lo o governo realiza uma série de políticas econômicas. O objetivo deste artigo é analisar as variáveis relacionadas às políticas econômicas de dois recentes e distintos períodos da economia brasileira, o tripé macroeconômico e a nova matriz econômica, fornecendo às bases teóricas que compõe as atuais políticas econômicas de fomento e amparo às unidades privadas, relevantes a economia em desenvolvimento brasileira. Este estudo tem como base a Teoria Geral de Keynes e o pressuposto de que o Estado é o ente econômico que pode fomentar a economia, em momentos de crise, de forma a estimular o pleno emprego e realizar a manutenção do bem-estar no longo prazo, assim como definir taxas de juros que possibilitem a participação e o interesse dos empresários capitalistas de realizarem investimentos, que permitirão o crescimento econômico da nação. Contudo, o presente artigo chama atenção para o nível de intervenção na economia, precavendo sobre os possíveis ganhos e perdas causados pela intervenção do estado e neste trabalho são analisadas as políticas econômicas predominantes no período de 1999 a 2014. 

Publicado

20/12/2018

Como Citar

Cerukovic, L. M. dos S., & Bidurin, C. P. (2018). RELAÇÃO DO TRIPÉ MACROECONÔMICO E A NOVA MATRIZ SOBRE A FORMAÇÃO BRUTA DE CAPITAL FIXA NO PERÍODO DE 1999 A 2014. SITEFA, 1(1), 316–326. https://doi.org/10.33635/sitefa.v1i1.8

Edição

Seção

Mercadológica e Gestão Estratégica da Competitividade Organizacional / Competitividade e vantagem competitiva

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